segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sede santos, pois é da vontade de Deus

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. É isto que lemos no primeiro capítulo do livro de Gênesis. Mas o pecado nos separa dessa semelhança com Deus, pois Ele é Santo e Justo e quem peca perde aos poucos a santidade e a justiça. Entretanto, o amor de Deus supera os obstáculos impostos por nossas falhas e, nos convida a uma vida de santidade pela graça do Espírito Santo.
Jesus disse-lhes: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5,48). Com esta frase Cristo nos dá a missão de sermos santos nos assemelhando a Deus como éramos antes, quando ainda não éramos corrompidos pelo pecado. Somos criaturas de amor, que fomos criados por, com e para o amor de Deus, que por misericórdia não olha os nossos pecados com julgo, mas nos concede a força para lutar contra o pecado a cada dia, realizando em nós assim a sua vontade, pois “A vontade de Deus é vossa Santificação” (I Tes 4, 3). Queiramos então cumprir a vontade Dele em nossas vidas e em nosso dia-a-dia, pois a santidade não é algo que deve ser vivido somente dentro da Igreja ou em eventos católicos, mas sim em todos os nossos ambientes, como na faculdade, escola, casa, com nossos amigos e onde quer que estejamos. Saibam irmãos que a santidade não deve ser para nós um motivo de vaidade e nem tampouco algo que nos faça mais que alguém, ao contrário, o santo é aquele que serve a todos, que é menor que todos e que ama seus inimigos. O bispo emérito de Roma, o Papa Bento XVI, disse certa vez que “há santos que só Deus sabe o nome”, e são estes que nós devemos buscar ser, mesmo que ninguém saiba nosso nome, e mesmo assim dar testemunho daquilo que Jesus fez e faz em nossas vidas.


Talvez para nós seja difícil viver tudo isso nesses tempos tão difíceis, onde a secularização faz com que tudo se torne vulgar e “normal”, onde é cada vez mais difícil viver a castidade e ainda onde muitos de nós vivemos na ideia de que a santidade é somente para os padres e religiosas. Esta ideia deve ser quebrada, pois “A santidade não é um luxo de umas poucas pessoas, mas um simples dever para ti e para mim.” (Beata Madre Teresa de Calcutá).
Portanto, vivamos sempre na busca da santidade, fugindo do pecado sim, mas principalmente correndo para Jesus, pois Ele é o caminho, que leva ao fim que é Ele mesmo, sendo assim principio, meio e fim. Busque, então, a Cristo. Corra ao Seu encontro e, quando não for mais possível correr, Ele te dará assas. Você só precisa confiar e buscar viver a comunhão com Deus pela oração e participação dos sacramentos.
Que a Virgem Maria, modelo de santidade, possa conduzir nossos corações a Cristo e interceder por cada um de nós junto a seu amado Filho, para que sejamos merecedores da alegria eterna assim como os santos, apóstolos e mártires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário