segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Jesus, o nosso bom pastor

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.” (Jo 10,27).


Muitas pessoas imaginam Deus como um opressor, alguém para agredir e oprimir a humanidade com Seu poder infinito. Tantas vezes nós O culpamos por aquilo de ruim que acontece em nossas vidas.

Tente imaginar um opressor. Aquela pessoa que você teria medo. Alguém que causou terror na história da humanidade ou na sua e compare isso com uma manjedoura. Veja se existe alguma relação entre alguém que usa seu poder para o mal e uma criança que nasce em um estábulo e morre numa cruz sendo tratado como um criminoso. De fato não há relação alguma, concorda?

“Portanto, como Deus gosta de ser conhecido, revelou-Se.” (YOUCAT, 7). Revelando-Se em seu Filho,  Deus Se mostra de uma forma jamais imaginada, com características simples, mas profundas, que para o povo judeu era de fato uma novidade. Pregando a boa nova do evangelho, o Cristo se anuncia como o bom pastor que, sem medo, dá a vida por suas ovelhas e a elas se dá como alimento. No tempo bíblico o pastor de ovelhas, aquele homem que cuidava do rebanho que na maioria das vezes não era seu, tinha uma das profissões menos valorizadas, porém que exigia mais astúcia e coragem, pois os pastores tinham que defenderem as ovelhas com a própria vida.

Nas noites frias, os pastores reuniam seus rebanhos em um único cercado para que se aquecessem. Quando vinha a manhã era necessário que fosse feita a divisão, que parece uma coisa não muito fácil, pois geralmente as ovelhas são bem parecidas umas com as outras. Mas os pastores gritavam “menerrá” (do hebraico בואו איתי, quer dizer: vem comigo), e as ovelhas reconheciam sua voz e seguiam cada uma ao seu próprio pastor.

Jesus é nosso pastor! Ele chama a cada dia a todos, e a cada um de nós, usando uma única palavra, mas com um diferencial, pois esta palavra é nosso próprio nome. Sim, Ele nos convoca e depende de nós respondermos o seu chamado O seguindo. Por Sua morte Ele nos deu a vida eterna e garantiu que jamais nos perderemos. E se alguém se perder, deixará o rebanho inteiro para resgatá-lo.

Portanto, olhemos para Jesus e O vejamos da forma que Ele é. Sabendo que Ele é o bom pastor e nunca, nada faltará às suas ovelhas, pois Ele as ama com amor eterno e sincero a ponto de se dá em alimento para a nossa salvação.

Paz e misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário