segunda-feira, 28 de outubro de 2013

YOUCAT - O Credo Cristão, um símbolo de fé

http://www.jmjcampinas.org.br/wp-content/uploads/2012/03/simbolos-da-fe.jpg 
Nós seres humanos não procuramos coisas vazias e sem sentido, pois de nada nos serviriam. Por isso “Não cremos em fórmulas, mas na realidade que elas expressam.” (CIC 170). A Igreja recebeu dos apóstolos uma fé viva e real que eles, por sua vez, receberam de Cristo. Fé esta que atravessa gerações com seus símbolos, que nos ajudam a conhecer, expressar e ensinar melhor a verdade que Jesus ensinou. Os símbolos são necessários, pois devido às tantas nações onde a Igreja está presente é preciso, assim como com os primeiros cristãos, que seja mantida a uniformidade da única fé que a Igreja professa e ensina como uma mãe, independente da cultura, região ou tempo. Portanto, para que exista uma confissão comum a todos os crentes é que existem os símbolos, que são definições abreviadas da fé.


Dentre estes símbolos existe o Credo, símbolo dos apóstolos e o Credo Niceno-Constantinopolitano que expressam, de forma resumida mas completa, a fé que a Igreja inteira professa desde a crença no Deus todo poderoso à esperança da vida eterna. O credo nos ensina a crer também no Filho morto e ressuscitado, no Espírito Santo, na Virgem Maria, na Santa Igreja católica, na Comunhão dos Santos, na Remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna.
O credo é professado todo o dia por católicos no mundo inteiro seja na santa missa ou em outras orações como o terço mariano, por exemplo. Mas será que entendemos o aquilo que professamos no credo? Será que as pessoas pelo menos imaginam a força e o peso daquilo que elas falam ou proclamarem que creem? Estamos ainda no ano da fé que foi proclamado por nosso Papa emérito Bento XVI, e nesse tempo é conveniente que professemos mais ainda nossa fé. Mas é importante, também, que a conheçamos, para que possamos viver melhor nossa fé e ensina-la com mais eficácia, pois nenhum professor ensina aquilo que não sabe, ao contrário, é preferível que ele ensine sobre um assunto que ele domine. Assim também nós não podemos ensinar o que não conhecemos.
Hoje não podemos reclamar ou arranjar pretextos para não conhecer ou estudar o Catecismo da Igreja Católica, pois ele é livre para todo e qualquer um que queira estuda-lo. Ele é simples e muito mais agora com o YOUCAT, que traz uma linguagem comum a todos, não só aos jovens, mas aos fiéis de todas as idades, classes e culturas. Nós devemos aproveitar estes presentes da Igreja e, com eles, nos fortalecer, principalmente neste tempo em que o mundo tem se esquecido de Deus e em que tantas coisas se levantam contra nós e contra nossa fé.
Nos próximos posts nós falaremos sobre o Credo, suas partes e significados. Vamos mergulhar no mistério do símbolo dos Apóstolos, de acordo com o que o Catecismo nos proporciona e, assim, entrar cada vez mais no seio da Santa Mãe Igreja que é a esposa do nosso amado Jesus Cristo Senhor.

*Paz e misericórdia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário