segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Santo Rosário e sua importância


"A oração é um impulso do coração" (Santa Terezinha do Menino Jesus). O terço é uma oração que nasce do coração da Igreja, em honra da bem-aventurada virgem Maria, e em louvor a Deus pelo que Ele fez nela. O terço é uma oração contemplativa de louvor e súplica ao mesmo tempo, que nos proporciona uma paz interior e uma intimidade profunda com Deus.
A Ave-Maria é uma oração genuinamente católica, que tem sua fundamentação nas sagradas escrituras e na tradição da Igreja, ou seja, está embasada nas duas colunas da fé católica. O anjo, quando apareceu à Virgem Maria, exclamou: "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco." (Lc 1, 28), então o plano da salvação começava a se cumprir, ou seja, quando proclamamos, "Ave Maria", fazemos memória da anunciação, onde Deus colocava em prática Seu plano grandioso. O anjo é representante direto do Altíssimo, e declarou que Maria é cheia de graça, ou seja, o próprio Deus a declarava. Ela é cheia de graça não por sua própria virtude, mas pela graça do Espírito Santo, que a cobriu com Sua sombra. Quando o anjo diz que o Senhor está com Maria, ele mostra que a obra realizada nela, não é obra humana, mas obra divina. Que era o próprio Deus que agia nela, e que ela não estava sozinha. Após a anunciação Maria subiu as montanhas para visitar sua prima Isabel, que havia concebido um filho em sua velhice. Quando Maria chegou, Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e proclamou pela ação do Espírito: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é fruto do teu ventre Jesus" (Lc 1, 42).
A segunda parte da oração é dogmática, é o dogma da santidade de Maria, quando a proclamamos "Santa Maria". Dizemos que ela é mãe de Deus, porque Jesus é Deus, e ela é Sua mãe, ou seja, não é por mérito da virgem, mas do ente divino que nasceu dela. E clamamos sua oração por nós, em todas as circunstancias, "agora e na hora de nossa morte." Amém.
 A contemplação do terço ou rosário nos proporciona uma abertura explícita ao evangelho, pois é um resumo dele. Os mistérios são dispostos de forma que, a oração, nos proporcione uma reflexão segmentada da revelação divina de Deus em Jesus Cristo, desde a concepção à coroação da virgem Maria no céu ao lado de seu amado Filho. O Papa Leão XIII escreveu duas cartas encíclicas sobre o santo Rosário que é de grande importância para nós católicos, principalmente neste mês do rosário e das missões, são elas a Laetitiae Sanctae e  Fidentem Piumque Animum. 
Hoje (07/10) é dia de Nossa Senhora do Rosário, a qual a devoção católica remonta ao século VIII, onde os monges irlandeses recitavam os 150 salmos, mas alguns não sabiam ler, principalmente os leigos, então os salmos foram substituídos por 150 Pai-nossos e mais tarde por Ave-Maria, e assim se espalhou. O nome rosário é referente a rosas, ou um buquê de rosas. Cada Ave-Maria que rezamos é uma rosa que damos à Nossa Senhora, assim quando rezamos o rosário inteiro, oferecemos um buquê de rosas, com amor e devoção à Virgem Santíssima.
São vários os testemunhos de pessoas que conseguiram graças pela oração do Santo Rosário, São Domingos de Gusmão convertia os hereges pela oração do Rosário, a pedido da própria Virgem Maria, por isso é chamado o Apóstolo do Santo Rosário. Certa vez um herege que zombava de Domingos e do rosário foi liberto de 15 mil demônios. Enquanto a comunidade rezava o Santo Rosário em alta voz, os demônios saiam de 100 em 100, em forma de brasas do corpo do homem, que depois abjurou todos os seus erros e se converteu.
O Santo Rosário, ou terço é muito mais que um simples adereço, ou um pingente usado por pessoas famosas, pois de que adianta usar e não rezar, o terço é feito para ser rezado e não usado como colar, de forma a alimentar as vaidades. Se nós pudéssemos compreender, assim como São Domingos, o poder que esta oração tem, certamente as igrejas seriam lotadas a ponto de não caber mais ninguém, no momento da oração, no mundo inteiro; as famílias desligariam a televisão e recitariam os santos mistérios a cada dia antes do jantar; os padres ensinariam a seus paroquianos e filhos espirituais a importância e o poder desta poderosa arma e o recitariam antes ou depois de cada missa.
Nós não podemos, jamais, como católicos, deixar de lado a oração do terço, seriamos como soldados desarmados, sem proteção nenhuma, pois o demônio tem medo daqueles que rezam o Santo Rosário e treme diante daqueles que estão de baixo do manto da Virgem, que esmagou sua cabeça. Assim como São Domingos combateu as heresias com esta oração eficaz, devemos nós, combater também as dificuldades de hoje, na simplicidade e no silêncio da contemplação do terço. Rezar o terço é aprender com Maria a ser cristão.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário