sexta-feira, 22 de novembro de 2013

No Templo o que mais importa não são os ritos, mas adorar o Senhor, diz Papa

 
O Templo é um lugar sagrado no qual o que mais importa não são os ritos, mas adorar o Senhor. Este foi o ensinamento do Papa Francisco na Missa celebrada nesta sexta-feira, 22, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou também em sua homilia a importância de compreender que há o Templo de pedra, como local de culto, mas também o corpo, que é templo sagrado de Deus.

“Na cerimônia litúrgica, o que é mais importante? Os cânticos, rituais belos, tudo…? Mais importante é a adoração: toda a comunidade reunida diante do altar onde se celebra o sacrifício e a adoração”, destacou o Papa.

Francisco, referindo-se ao episódio em que Jesus expulsa os vendilhões do Templo, questionou a maneira como os fiéis se comportam na Igreja. “Fazem dela um local de adoração ou de negócios?”, indagou o Pontífice.

“Mas, eu acho – digo com humildade – que nós, cristãos talvez perdemos um pouco o sentido da adoração e pensamos: vamos ao templo, nos reunamos como irmãos – que é bom, é belo – mas o centro é onde Deus está”, destacou.

O Santo Padre destacou que há também um outro Templo sagrado e importante para a vida de fé: o corpo. “E aqui, talvez não possamos falar da adoração como no primeiro caso, mas de uma espécie de adoração do coração que busca o Espírito do Senhor dentro de si e sabe que Deus ai está”, enfatizou o Papa, afirmando que deste modo, o homem é capaz de ouvir e seguir a Deus.

“Seguir a Deus pressupõe uma constante purificação, porque somos pecadores. Purificar-nos com a oração, penitência, com o Sacramento da reconciliação e com a Eucaristia”, destacou o Papa ao afirmar que desta forma os dois Templos estarão em harmonia.

“E assim, nestes dois templos – o templo material, local de culto, e o templo espiritual dentro de mim, onde o Espírito Santo habita - nossa atitude deve ser a piedade que adora e escuta, reza e pede perdão, louva ao Senhor”, concluiu o Papa.


Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário